Bye, Bowie

bowie

Ontem, caminhando pelo centro da cidade, parei diante da faixa azul clarinha na fachada do pub, sobre a porta: Dublin Bowie Festival. Vou? Vai dar tempo? Tinha que ir, sim. Pensei que chegando em casa devia comentar com um amigo, e se ele estivesse a fim, combinaríamos.

Na faculdade, fiz uma revista sobre Glam Rock, desses trabalhos valendo nota. Sobrou pra mim escrever sobre Ziggy Stardust, e como reação natural a tudo o que é imposto, eu queria dizer “nem gosto desse cara”, mas foi só ouvir Space Oddity que não teve jeito. Quem não gosta de David Bowie por gosto, ao menos gosta por respeito. Eu primeiro entendi que precisava respeitar — que artista! — e depois percebi que eu gostava, sim.

***

No filme “Os Sonhadores”, tem uma cena em que os personagens estão jantando, e um deles, Matthew, se distrai com um isqueiro. Ele fica encaixando o objeto nos desenhos quadriculados da mesa, e quando alguém nota o que ele está fazendo ali, alheio à conversa, Matthew explica: há simetria em tudo. Talvez para nós, que somos peça desse jogo de encaixar, não faça sentido. Só quem olha de fora consegue perceber a harmonia.

Eu não sou dada a misticismos e religiões, e como diz um amigo meu — o mesmo que iria comigo no Bowie Festival — “só acredito em deus porque tenho medo de duvidar”. Hoje, depois de esfregar o sono dos olhos, a primeira coisa que li foi sobre a morte de Bowie.

O Bowie que, depois da faculdade, ouvia esporadicamente. Que na madrugada mais longa de 2013 me fez companhia, e assim, desse jeito, me encontrava por aí. Ele que, desde anteontem, voltou com tudo.

Dois dias atrás, Bowie fez aniversário. Lançou álbum. Agora morreu.

Lançou mão dessa harmonia sublime a que só os deuses (e quem aqui tem sabedoria pra dizer como é que divindades se manifestam?) têm acesso. Elegante que só, orquestrou seu último show. Hoje de manhã, tudo fez sentido. A gente aplaude, chorando.

*Esse texto também tá lá no medium

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s