Personagens femininos

Dias atrás falei do quanto é difícil encontrarmos filmes que mostram histórias femininas que vão além do amor romântico numa relação homem-e-mulher. No geral, temos papéis de destaque ao lado de homens, em histórias dramáticas ou românticas. Ou então, servimos de apoio para o personagem masculino. Somos a mãe, a amiga, a secretária e a amante do protagonista.

Essa análise da importância dos papéis femininos em uma narrativa é conhecida como teste de Bechdel. Se num filme pelo menos duas mulheres têm nomes e conversam entre si sobre assuntos que não sejam homens, então o filme passa no teste.  Com base nessa ideia, o canal de humor Nuclear Family fez este video sensacional, o Underwritten Female Caracter, ou “personagem feminino pouco desenvolvido”, um tipo de trailer de um filme que reuniria os personagens femininos mais comuns do cinema.

É fácil lembrar delas. Pense no seu filme preferido. Ele passa no teste de Bechdel? Se não passar, tudo bem. O problema não são os filmes que não passam. 500 dia com ela, por exemplo, é um filme leve, divertido, bonito, e está reprovado. Uma linda mulher é um clássico reprovadíssimo. Perfume de mulher é maravilhoso, mas também fica de fora.

O problema, como eu ia dizendo, é o pequeno número de filmes que passam no teste em comparação com o número de filmes onde somos coadjuvantes, alívio cômico ou objeto. E o cinema reflete a sociedade. E nós nos inspiramos no cinema; e sabemos que somos muito mais complexas do que a mocinha simpática e descolada que aparece para salvar a vida do rapaz depressivo que vai mais tarde dispensá-la; ou do que a mulher fatal que surge para arruinar a vida do galã e inserí-lo num mundo novo cheio de desafios. Nem preciso falar das gostosas cujo maior desafio dentro do roteiro é fazer com que os cabelos esvoacem ao vento, né?

Então, se é sexta-feira, você vai ficar em casa e quer ver um filme com personagens femininos inspiradores, aqui vão as minhas sugestões: As Horas, Juno, A Pequena Miss Sunshine e Volver. Se você quer mais, neste link tem uma lista 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s