Chegou

pi

Ontem notei partículas de poeira sobre o tapete. Peguei a vassoura, varri a casa toda, acendi um incenso. Terminei um livro que vinha lendo fazia meses. Sempre enfiava outras leituras no meio e esse acabava ficando pra depois. Foi o fim de um ciclo.

O livro é As aventuras de Pi. Comprei no aeroporto de Singapura, porque o único livro que tinha comigo estava chegando ao fim. Minutos depois, esqueci o livro que vinha lendo – To kill a mockingbird – no balcão de uma loja. Não deu tempo de voltar para buscar – era o livro ou o voo, e entre partir sem ele ou ficar para sempre num aeroporto asiático com dois livros na mão, escolhi partir. Deixei de presente para alguém que vai fazer o que não fiz: conhecer o final da história.

Pi viajou comigo pelos continentes, como ele mesmo fez com seu barquinho. Agora, descansa na minha estante, e o tigre Richard Parker vai seguir ao meu lado para sempre. Comecei outro livro. Tudo ontem.

Faz meses que venho sonhando com pessoas desconhecidas. Elas estão sempre muito próximas de mim e conversamos. Quando acordo, não lembro do assunto, mas fico com o rosto delas na memória. Teve um homem que levantava meus braços. Acordei assustada com os braços colados ao colchão.

Noite passada um senhor magro, de olheiras profundas, falava muito perto do meu rosto. Ele estava irritado, e sussurrava com voz rouca. Eu não respondi, então ele me deu um tapa na cara: acorda, menina. Abri os olhos, meu namorado falou: é agosto.

*Na foto, um trecho de As aventuras de Pi: “Não contei os dias, semanas ou meses. Tempo é uma ilusão que só nos faz ansiar. Eu sobrevivi porque esqueci totalmente a noção de tempo”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s