Para uma casa sem beija-flor

beijaflor

Altura das portas, tamanho das janelas e vazões nas paredes são importantes se você pretende ter uma casa no campo.

Porque, se você quer ter uma casa no campo, precisa saber que eventualmente pode entrar nela um beija-flor. Além de bonitinhos e muito pequenos (alguns pesam só 2 gramas), são animais bastante ágeis. Alguns podem voar numa velociade de até 60 km por hora. São os únicos pássaros que param no ar, voam para trás e dão cambalhota. Mas eles têm dificuldade para sair de lugares fechados.

Quando um beija-flor entra em casa, fica voando no alto, perto do teto, procurando pela saída. Você pode abrir a porta, mas se ela for muito baixa ele não vai perceber. Por isso, é importante também que as janelas sejam grandes ou que haja buracos nas paredes, se isso for possível. Existe a opção de tijolos vazados, que funcionam bem em alguns ambientes.

Um beija-flor vivem em média 5 anos. O coração dele bate até 2 mil vezes por minuto. Ele gasta muita energia e se cansa com facilidade. Dentro de uma casa, pode passar toda uma tarde procurando pela saída, e se cansar além da conta. Uma tarde perdida é muito tempo na vida de um beija-flor. Para um animal que se alimenta de quatro em quatro horas, uma tarde sem parar de bater as asas pode ser fatal.

Os engenheiros e arquitetos vão te ajudar com a disposição dos cômodos, materiais, alicerce e outras coisas de igual importância. A mim, que gosto de observar a vida, cabe deixar o conselho: considere a hipótese de ter dentro de casa um beija-flor aprisionado. E faça o possível para facilitar a saída.

Você não vai querer um beija-flor trancado dentro de casa voando em desespero. É uma coisa muito, muito triste.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s