Calmaria

wilson

Eu preciso me reinventar o tempo todo. Essa frase veio na minha cabeça.

Outro dia eu estava cansada da rotina. Você já deve ter passado por isso. Não é todo mundo que se incomoda. Eu sim, infelizmente.

Muito se fala sobre a eficácia do mar revolto em formar bons marinheiros, mas pouco se reflete sobre os períodos de calmaria. E elas são constantes.

Pi delirou, Luis Alejandro Velasco desejou a morte, Chuck Noland viu um rosto numa bola de vôlei e chamou de Wilson. Nas histórias sobre naufrágios o grande inimigo não são as ondas violentas, mas a imensidão do mar. E o tédio.

Quando eu estava na escola, tinha uma brincadeira boba. A proposta era imaginar uma sequência de acontecimentos: caminhávamos por uma estrada, encontrávamos um vaso e chegávamos até o mar. Com a cena em mente, descrevíamos cada elemento: o caminho (Florido? Longo? Estreiro?), o vaso (Grande? Pequeno? De barro?) e o mar. Era importante lembrar da sensação que se tinha diante do mar. Cada elemento representava algo relacionado à nossa vida. O vaso era, por exemplo, nossa vaidade. Não lembro exatamente os significados. Sei que o mar era a vida.

É uma metáfora que sempre cai bem.

Podemos passar um ano, dois, três, sem nenhuma grande novidade. Nada de emprego novo, amor, gravidez, morte, promoção, viagem.  Provavelmente é assim que vai ser. No entanto, vivemos nos preparando para os maremotos e no fim pouca gente sabe lidar com uma vida de marola.

Aos 30, quase 31, inventei de voltar a fazer teatro. Hoje, numa oficina, chegou a proposta: pense numa frase que faz sentido para você. Não havia tempo para reflexões e o que me veio foi: eu preciso me reinventar o tempo todo.

Ou a gente se reinventa ou aprende a tirar novidade de pequenas coisas, como uma tarde livre ou um pôr do sol. Se possível, faz as duas coisas. A vida é ordinária e pouca gente foge da regra.

As vezes a gente precisa sair de nós mesmos pra não morrer afogado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s