Para quando os ipês florirem

water-rain-boots

por alguns anos, daqui pra frente, dezembro vai ter as cores da igrejinha da minha rua. é uma construção bonita, cheia de pontas e janelas, que passa despercebida porque divide o espaço com casas vizinhas, sem praça ao redor. perto do último natal, iluminaram a fachada e montaram um coral na escadaria. eu voltava do supermercado segurando duas sacolas e dei de frente com os cavaletes interditando o quarteirão. um mocinho tentava juntar as crianças e duas senhoras no alto da escada ajeitavam os vestidos. no telão, exibiam estrelas e fogos de artifícios. as vozes saíram dançando pela rua enquanto as luzes da fachada mudavam de cor. coloquei as sacolas no chão e encostei num muro. cantaram uma música que falava de compras, presentes de natal e hora de ir ao shopping, o que me desapontou a ponto de me fazer pegar as sacolas do chão e tomar rumo de casa. tem certas coisas que ainda não consigo misturar: arroz com passas, estampas com listras, espiritualidade e consumo. um mês atrás minha avó me contou que foi batizada nessa igrejinha, num tempo em que ainda não existia shopping center no brasil. quando foi que inauguraram o primeiro nestas terras? eu não sei. de repente, tudo ficou tão rápido.

do outro lado da igreja tem um bar. o dono ainda não colocou a churrasqueira para fora, mas setembro vem chegando. faz três dias que ando menos alegre, talvez por causa dos hormônios, talvez porque tem sempre alguma coisa indo embora. vai chegar a época dos ipês e isso abre em meu peito uma vereda de felicidade. é comum que, antes da alegria, venha um pouco da falta dela. estou na gestação.

tem tanta beleza no mundo.

setembro são três degraus para o fim do ano, e cada natal é um a menos, embora eu não me importe com religião. neste ano, arrumamos um cachorro, algumas plantas, rodamos quilômetros e em algum lugar desse planeta alguém chora com saudades do brasil. tem uma brisa morna no ar, estrelas um pouco mais baixas, folhas verdes na árvore do caminho para o trabalho e um setembro que acaba de chegar

mais uma vez.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s